top of page
  • Foto do escritorTAU Arquitetos

Tudo que você precisa saber sobre Ladrilho Hidráulico!

O ladrilho hidráulico é um material de revestimento feito à base de cimento, pó de mármore, areia e pigmentos. Estas peças são prensadas a frio em formas metálicas. Como seu processo de fabricação é artesanal, é necessário prestar atenção nos prazos de fabricação, que são longos e pode interferir na organização da obra.


Uma característica interessante do ladrilho é seu aspecto único a cada peça produzida. Logo, é normal apresentarem pequenas irregularidades em sua textura. Os ladrilhos possuem uma série de cores, desenhos e formatos.

Para o projeto do Apartamento Orto utilizamos o ladrilho da Linha Triângulo, (cores Fundo M01 e Fundo M05 - coleção Metro, da Dalle Piagge.)



Outro aspecto importante é a paginação desse desenho. De acordo com o modelo escolhido, há inúmeras possibilidades de composição. Para o nosso projeto, definimos este padrão de paginação:



As peças podem ser aplicadas tanto na parede, quanto no piso. Após o assentamento, é necessário aplicar uma resina, aumentando sua resistência e durabilidade.


Com o tempo de uso, recomenda-se a limpeza com água e sabão neutro, evitando elementos abrasivos que podem eliminar a resina de proteção.


Gostaram do conteúdo? Para saber mais dicas e conteúdos sobre arquitetura, fique ligado no nosso blog, que é constantemente atualizado!

240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page