Concreto aparente: tudo o que vocĂȘ precisa saber.
- TAU Arquitetos
- 29 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
O uso do concreto aparente na arquitetura brasileira, se popularizou na década de 60, com o movimento moderno. Desde então, este material vem sendo utilizado de diversas maneiras na construção civil e vamos abordar suas aplicaçÔes ao longo deste post.
Estrutura
A utilização do concreto aparente pode ser visto na estrutura. Muitos arquitetos utilizam esse recurso para destacar os elementos estruturais em seus projetos.
Neste exemplo, produzimos um diagrama com a estrutura em concreto armado da Casa Axial.

Possibilidades plĂĄsticas
A materialidade do concreto permite explorar de forma livre sua plasticidade, uma vez que ele depende da forma em que serĂĄ inserido.
Utilizamos neste caso para fazer a curva do volume superior da Casa Axial.

Paredes

Antes de realizar sua parede em concreto aparente, Ă© importante estabelecer a forma a ser utilizada. As mais utilizadas em geral sĂŁo as formas de madeira (em tĂĄbuas ou compensado) e as metĂĄlicas.
No caso das tĂĄbuas em madeira, a prĂłpria dimensĂŁo das placas podem criar diversos tipos de paginaçÔes. As imperfeiçÔes das chapas e o nĂșmero de nĂłs Ă© outro fator que interfere no resultado final.
Pigmentação
Apesar de associarmos um edifĂcio em concreto aparente como um volume cinza, Ă© possĂvel adicionar cores a essa mistura. Esses tons decorrem da adição de pigmentos orgĂąnicos ou inorgĂąnicos e possuem uma grande gama de cores possĂveis.

AlĂ©m dos aspectos visuais, este material possui grande resistĂȘncia a interpĂ©ries e possui baixa necessidade de manutenção.
Na Casa Axial, pigmentamos o concreto com uma tonalidade areia.

A materialidade Ă© um aspecto muito importante e que levamos muito em conta na hora de fazer um projeto!
Fique ligado no nosso blog e redes sociais para mais conteĂșdos sobre arquitetura, construção e outras novidades.