top of page
  • Foto do escritorTAU Arquitetos

Concreto aparente: tudo o que você precisa saber.


O uso do concreto aparente na arquitetura brasileira, se popularizou na década de 60, com o movimento moderno. Desde então, este material vem sendo utilizado de diversas maneiras na construção civil e vamos abordar suas aplicações ao longo deste post.


Estrutura


A utilização do concreto aparente pode ser visto na estrutura. Muitos arquitetos utilizam esse recurso para destacar os elementos estruturais em seus projetos.

Neste exemplo, produzimos um diagrama com a estrutura em concreto armado da Casa Axial.


Possibilidades plásticas

A materialidade do concreto permite explorar de forma livre sua plasticidade, uma vez que ele depende da forma em que será inserido.

Utilizamos neste caso para fazer a curva do volume superior da Casa Axial.




Paredes

Antes de realizar sua parede em concreto aparente, é importante estabelecer a forma a ser utilizada. As mais utilizadas em geral são as formas de madeira (em tábuas ou compensado) e as metálicas.


No caso das tábuas em madeira, a própria dimensão das placas podem criar diversos tipos de paginações. As imperfeições das chapas e o número de nós é outro fator que interfere no resultado final.




Pigmentação

Apesar de associarmos um edifício em concreto aparente como um volume cinza, é possível adicionar cores a essa mistura. Esses tons decorrem da adição de pigmentos orgânicos ou inorgânicos e possuem uma grande gama de cores possíveis.

Além dos aspectos visuais, este material possui grande resistência a interpéries e possui baixa necessidade de manutenção.

Na Casa Axial, pigmentamos o concreto com uma tonalidade areia.



A materialidade é um aspecto muito importante e que levamos muito em conta na hora de fazer um projeto!

Fique ligado no nosso blog e redes sociais para mais conteúdos sobre arquitetura, construção e outras novidades.









478 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page